top of page

Apego - “Into The Heart Of Life“

Todos nós queremos ser felizes. E gastamos muita energia tentando achar esta tal felicidade!

Em todo o mundo, há pessoas refletido sobre o dilema de como ser feliz e se manter feliz . Então, por qual motivo as pessoas ainda estão tão infelizes?

Não apenas elas são extremamente infelizes, como elas também fazem as pessoas ao seu redor infelizes também.

Buda disse, “A vida do jeito que levamos não é satisfatória. Há uma falta interior, um vazio interior , um sentimento interior de falta de sentido que não se pode preencher com coisas ou pessoas. Qual é a causa desta instabilidade inerente, neste sentido inerente de insatisfação que nos corrói?”

O Buda ensinou que a razão essencial para essa dor, sofrimento e doença vem do nosso apego, nossa mente cheia de desejos que são baseados em nossa ignorância e irresponsabilidade.

Basicamente, a ignorância de compreender a forma como as coisas realmente são. Que pode ser explorada em muitos níveis e nós não reconhecemos a impermanência, não reconhecemos a nossa verdadeira natureza. Portanto, estamos sempre agarrando algo externo e deixando de lado tudo o que é interno e íntimo.

Além disso, temos a ideia de querer adquirir o que é atraente e afastar o que queremos evitar. Então este sentimento de vazio interior tem de ser preenchido, muitas vezes sem critério algum, e cedemos ao apego, acreditamos que este preenchimento com coisas e pessoas é o que nos trará felicidade.

Estamos apegados às nossas coisas, estamos apegados às pessoas que amamos e que não amamos, estamos apegados à nossa posição no mundo, e à nossa carreira e ao que alcançamos, a desejos. Pensamos que controlando e segurando essas coisas e essas pessoas firmemente teremos segurança, e que a segurança nos dará felicidade. Essa é a nossa delusão fundamental, pois é o próprio apego que nos torna inseguros, e a insegurança que nos dá essa sensação de constante mal-estar.

Ninguém nos prende com correntes a este ciclo. Nós nos agarramos a isso, e seguramos com todas as nossas forças, colocando responsabilidade no outro. O caminho para sair deste ciclo é apenas deixar ir.

Essa apreensão, essa mente apegada é a causa do nosso sofrimento, mas estamos muito enganados, porque pensamos que a nossa ganância e nossos desejos e os nossos apegos precisam ser realizados para a nossa felicidade.

Por mais que neguemos, nós realmente acreditamos que de alguma forma ou de outra, se todos os nossos desejos forem realizados, teremos uma grande felicidade. Mas o fato é que nossos desejos nunca podem ser todos realizados. Desejos são infinitos e além disso, somos eternamente insatisfeitos.


"O Buda disse que era como beber água salgada , que acabamos de obter mais e mais sede. O que o budismo quer dizer com desapego ? Muitas pessoas pensam que a ideia de desprendimento, desapego, ou não- apego é muito fria. Isso é porque elas confundem apego com amor. Mas o apego não é amor verdadeiro, apego é só amor à si mesmo."

T. Palmo


“O apego é o oposto do amor.  O apego diz: ‘Eu quero que você me faça feliz. O amor diz: ‘Eu quero que você seja feliz.”


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 – Primeiramente, sentada numa posição com as pernas cruzadas e as costas eretas, faça seu momento de silêncio, refletindo sobre os seus dias, seu propósito, sua jornada. Coloque suas intensões de pr

bottom of page