O yogamat é o seu pequeno templo


A escolha do seu tapetinho de Yoga tem grande impacto sobre a sua prática.


Quando o yogamat é adequado, você não vai lembrar que ele está lá. Mas será um grande desafio se você estiver em um tapetinho ruim. Será difícil de se concentrar, sustentar os asanas e relaxar.


O tapetinho faz parte do cenário favorável para sua prática pessoal.


Alguns lugares tem tapetes a disposição dos alunos, mas, por uma questão de higiene, energia e hábito, sugiro que cada um tenha o seu próprio tapete, além de inserir o Yoga na sua rotina em casa.


O yogamat é o seu templo! É nele que você vai se expandir, criar e evoluir.


Aqui estão algumas observações importantes que você saiba escolher o seu tapetinho:


Dimensões


Os tapetes de Yoga costumam ter o tamanho 1,83m x 61cm x 0,5mm (comprimento, largura e altura). Dentre as variações, a grandeza que mais muda é a última, que diz respeito a espessura.

Existem os mais finos – de 1,5mm – mais portáteis, e os produtos com 10 a 12mm, que trazem um conforto maior para corpo durante a prática, porém as posturas de equilíbrio são mais difíceis de fazer.


DICA 1: Fique atento a proporção entre o seu corpo e o tapete. É muito desconfortável ficar com os pés, cabeça ou braços para fora do mat na hora do relaxamento e nas posturas deitadas.

DICA 2: Se você é muito alto ou tem ombros largos, deite confortavelmente e meça 1 palmo fechado para cima, 1 para baixo, 1 para a esquerda e 1 para a direta - esta é a margem para uma prática segura. Ou procure lojas que tenham uma peça neste formato que você mediu (especializadas em borracha).


Materiais


Existe uma variedade de materiais que compõe os tapetinhos de yoga, os mais comuns estão o pvc, nbr, o tpe, o eva e as fibras naturais.


PVC:

É fácil de encontrar, barato, grande variedade de cores e modelos disponíveis no mercado.

Porém existem as desvantagens. O material não ser reciclável ou biodegradável, os tapetes possuem poros mais abertos, e dificulta a higiene, pois eles demoram para secar quando são molhados (por suor ou lavagem), aumentando a presença de fungos e bactérias.

O PVC não é muito resistente às pressões opostas da prática, com o tempo ele começa a esgarçar e esfarelar. Uma ótima opção para compensar essa falta de durabilidade é reciclá-lo, dando uma outra função quando ele já não servir mais para Yoga – calço de móveis, caminha de cachorro, tapete para áreas de cozinha, serviço, carro e o que mais a sua criatividade pensar.

Já existem as opções de yogamats em pvc ecológico, mas observe para essa especificação, muitos são vendidos como ecologicamente correto, mas são de pvc normal.


  • NBR

Possuem espessura grossa e confortável, mas nas práticas de asanas de equilíbrio em um pé só ou sobre as mãos os apoios afundam muito, dificultando a estabilidade.

  • TPE

O material é ecológico e possuem muitas opções no merdaco. tem um preço um pouco mais elevado.

EVA


Fácil de encontrar, barato, muitos formatos e cores disponíveis. Não é ecológico! Ele possuem algumas desvantagéns: quando muito grosso, ele torna-se macio demais, comprometendo o equilíbrio durante as posturas; quando em espessuras menores, ele se torna elástico demais, além de não ter boa aderência.

  • Fibras Naturais

Os materiais naturais mais comuns na fabricação de yogamats são algodão e juta. Este tipo de tapetes não passam por nenhum tipo de processamento, sua composição é 100% o material de origem. A aderência durante a prática é muito boa, a utilização de mats de algodão – por exemplo – é indicada para aqueles praticantes que suam muito durante as aulas. Como são fibras rústicas e integrais o toque do tapete é bem áspero. Outra questão a se observar é o preço, produtos desse tipo demandam um investimento maior, estando na faixa de R$300/500.


Modalidade

  • Ashtanga, Vinyasa, Hot Yoga

Para práticas mais dinâmicas com muito movimento e transpiração, o ideal é utilizar tapetes ecológicos de TPE ou PVC ecológico. Se você costuma transpirar muito, você pode também colocar uma toalha antiderrapante por cima do tapete.

  • Hatha, Ayengar

Práticas de maior permanência pedem tapetes ecológicos de TPE ou PVC ecológico de espessura igual ou maior a 4mm.


Boas Práticas!




Modalidade

  • Ashtanga, Vinyasa, Hot Yoga

Para práticas mais dinâmicas com muito movimento e transpiração, o ideal é utilizar tapetes ecológicos de TPE ou PVC ecológico. Se você costuma transpirar muito, você pode também colocar uma toalha antiderrapante por cima do tapete.

  • Hatha, Ayengar

Práticas de maior permanência pedem tapetes ecológicos de TPE ou PVC ecológico de espessura igual ou maior a 4mm.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 – Primeiramente, sentada numa posição com as pernas cruzadas e as costas eretas, faça seu momento de silêncio, refletindo sobre os seus dias, seu propósito, sua jornada. Coloque suas intensões de pr