top of page

Quais os tipos/estilos de Yoga hoje ou contemporâneos?


A partir do Hatha Yoga niciou-se o renascimento da prática de ásanas como parte do caminho do Yoga, como nós conhecemos hoje.

Os estilos contemporâneos ganharam e ainda ganham inspiração. Todos eles vem do Hatha Yoga, mas cada um enfatiza alguma parte da prática.



– Iyengar: É baseado nos ensinamentos do guru B. K. S. Iyengar e leva o seu nome. Iyengar foi quem introduziu o uso de “props”(acessórios para a prática) para apoiar a prática, o que permite que qualquer pessoa em qualquer situação possa praticar Yoga.

Os “props” são bloquinhos, mantas, cadeiras, cintos etc. Nessa prática o alinhamento do corpo, da respiração, da mente e do espírito em cada postura (āsana) é enfatisada. Há uma precisão no alinhamento e permanência das posturas por mais tempo, o que gera força, flexibilidade, equilíbrio, evita lesões maximizando os benefícios da prática que levam a estados de equilíbrio. É uma prática ideal para quem gosta de permanência nas posturas, para quem está iniciando no Yoga e quer ganhar consciência do corpo e também para qualquer limitação física.


– Ashtanga Vinyasa: Nesse estilo ao contrário do Iyengar, a ênfase está na sincronização entre a respiração (pranayma) e o movimento das posturas (ásanas), formando uma sequência. Esse estilo foi desenvolvido por K. Pattabhi Jois em Mysore na Índia.

Ao todo são 6 séries com sequências de ásanas, e devem ser praticados sempre na mesma ordem. Os ásanas são desafiadores e exigem dedicação do praticante que só deve partir para a série posterior após dominar a anterior o que pode levar anos de muita dedicação e disciplina.É muito importante manter a qualidade da respiração que é um pranayama específico chamado respiração Ujjayi mantendo a respiração contínua e profunda durante toda a prática.

Essa respiração mantém a mente focada, e facilita a prática das posturas ditando o ritmo da prática. Essa sincronização entre a respiração e os movimentos promovem benefícios físicos, mentais e espirituais. Você pode encontrar aulas de Ashtanga conduzida ou a forma tradicional que chama estilo Mysore (prática supervisionada), em que cada um faz a sua prática em seu próprio ritmo e limite, e o professor apenas supervisiona e ajusta quando necessário. É ideal para quem busca uma prática mais desafiadora, dinâmica e com a mesma sequência, de forma que você possa praticar em qualquer lugar.


– Vinyasa Flow: O Vinyasa Flow Yoga foi inspirado no Ashtanga, Vinyasa Yoga e no Iyengar Yoga. Do primeiro, o Vinyasa herdou o próprio nome e o dinamismo de praticar sequências de posturas ligadas pela respiração e, do segundo, os alinhamentos nas posturas. A prática como conhecemos hoje surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos.

Vinyasa significa colocar de forma especial, então os ásanas são colocados em uma sequência de forma a chegar a cumprir o propósito da prática. Ela é composta por sequências fluidas de posturas, que exige integração entre respiração e movimento, e que são livres e criadas por cada professor.

Por isso as práticas podem variar muito de professor para professor. O termo flow é um termo em inglês que caracteriza a qualidade fluida dessa prática. É ideal para quem busca uma prática mais dinâmica e criativa que oferece muitas variações de sequências.


– Sivananda Yoga: Tem como base os ensinamentos de Swami Sivananda, Swami Vishnudevananda resumindo a filosofia do yoga em cinco princípios ou os Cinco Pontos do Yoga. Os cinco pontos são: Asanas, Pranayamas, Relaxamento adequado, dieta saudável, pensamento positivo, meditação. É um estilo tradicional, exato e fácil de aprender, que objetiva a união entre mente, corpo e espírito, através de um corpo e mente saudáveis, que despertem para um estado de consciência individual/universal e finalmente de evolução espiritual.

A prática contém 12 asanas básicos. É ideal para quem busca uma aula de ritmo lento, com bastante meditação e que tem sempre as mesmas 12 posturas na ordem específica.


– Yoga Restaurativa: É o estilo passivo de Yoga em que se busca a ativação do sistema nervoso parassimpático, que é o que promove o relaxamento e todos os benefícios que ele tem nas regulações das atividades do corpo e da mente, para restaurar e renovar todo o nosso sistema.

É uma prática que nutre e nos renova através do relaxamento físico, mental e emocional. Utiliza-se “props” que proporcionam o apoio necessário ao corpo, facilitando a permanência nas posturas e o relaxamento fisiológico. É ideal para quem busca um Yoga mais relaxante, suave e passivo. Ao contrário dos outros estilos aqui você apenas recebe o Yoga.


– Yoga Integrativa: Criada por Joseph Le Page em 1994, com base no Hatha Yoga, a Yoga Integrativa busca integrar todos os aspectos do Ser através de Posturas de Yoga, técnicas respiratórias, relaxamentos e meditações. O professor é como um guia e nas aulas leva em consideração as necessidades individuais de cada aluno. É ideal para quem busca uma forma mais suave e gradual de entrar na prática. As práticas são mais suaves no âmbito físico.


– Yoga Terapia: É o estilo de Yoga que direciona as práticas simples de posturas, respiração, relaxamento e meditação do Yoga para a prevenção ou alívio de doenças. O objetivo é que a pessoa aprenda os movimentos adequados à sua condição e possa utilizar em benefício da sua saúde. As aulas são individuais ou em grupos pequenos para que cada um seja atendido de forma individualizada. É ideal para quem busca uma prática mais suave para a prevenção ou alivio de alguma condição física.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 – Primeiramente, sentada numa posição com as pernas cruzadas e as costas eretas, faça seu momento de silêncio, refletindo sobre os seus dias, seu propósito, sua jornada. Coloque suas intensões de pr

bottom of page