top of page

Recomendações e Precauções para a prática dos Asanas

Atualizado: 1 de ago. de 2021


Olá! Para que você aproveite melhor sua prática e absorva os benefícios do Yoga, farei sugestões pré e pós prática.


São sugestões que você poderá adaptar a sua rotina, experimentar ajustar o que achar necessário e observar como serão os resultados.


Falarei a respeito da limpeza, alimentação e banho antes da prática, sol, cuidados essenciais, estimulo visual, respiração, precauções especiais para mulheres e pós-pratica.


Antes da prática


Vestimenta:

Escolha roupas leves, confortáveis e que permita movimento livre. Roupas de ginástica são bem vindas! Ahh não precisa usar tênis!


Limpeza:

Antes de começar a prática de asanas, deve-se esvaziar a bexiga e o intestino. Muitas posturas estimulam os movimentos peristálticos, além dessa ativação, fazer asanas como torsões e invertidas podem ser desconfortáveis com os orgãos cheios. Caso não seja possível fazer esta limpeza antes da prática, e precise ir ao banheiro durante os asanas, o praticante tem autonomia para utilizar fazer esta limpeza (disponibilizamos banho no studio).


Alimentação

É preferível praticar os asanas de estomago vazio. Mas calma, sabemos que para muitas pessoas esta sugestão será difícil, por alguma questão de saúde ou horário em que vai praticar, então podemos ingerir chá, café ou alimentos leves. Mas atenção, os asanas podem ser praticados sem desconforto uma hora após a refeição. Caso tenha feito alimentação pesada (almoço ou jantar), é necessário aguardar quatro horas antes de começar a prática.


Banho

Os asanas são mais fáceis depois de um banho. O banho faz parte da limpeza orientada pela medicina indiana e Ayurvédica.


Sol

Não pratique asanas depois de se expor a muitas horas de sol.


Cuidados Essenciais:

Não se force: não tente fazer sozinho aquilo que você não sabe ou não domina.

Durante a prática, não deve haver tensão nos músculos faciais, ouvidos, olhos ou respiração.

Lembre-se o corpo estará ativo e o cérebro passivo, vigilante e alerta.

Ao chegar para praticar, mantenha Franciany informada sobre algum desconforto físico, possíveis lesões de atividades ou dia anterior, etc.


Durante a prática


Estimulo Visual

Mantenha os olhos abertos. Você ouvirá a palavra drstis, as fixações oculares, e a uma atitude interior de observação constante.

Os olhos só serão fechados, quando Franciany sugerir que pode fechar, em um asana alinhado e bem feito.


Respiração

Em todos os asanas, as respirações são feitas pelas narinas e não pela boca. Siga as orientações dadas na pratica, onde haverá uma instruções para as respirações yoguika.


Precauções especiais para mulheres

As praticantes que estiverem em seu período menstrual, deverá avisar para Franciany, para que a prática durante o ciclo seja adaptada. Nestes períodos, asanas devem ser evitados e muitos outros serão benéficos.

Em período gestacional, todos os asanas podem ser praticados durante o primeiro trimestre. Pedimos que seu obstetra esteja ciente da sua prática. Durante os demais trimestres, as práticas serão adaptadas para melhor acomodação da gestante. No pós-parto, nenhum asana será deve ser feito no puerpério. Depois desse período podem ser praticados com suavidade, supervisionado e planejado por Franciany, caso seja praticante regular do studio. Três meses após parto, todos os asanas podem ser praticados com conforto, desde que não tenha tido nenhuma intercorrência nos meses anteriores.



Pós-prática:

Para manter o estado harmônico e tranquilo pós-prática, evite perturbações que estão ao seu alcance, como sair e imediatamente ler notícias desagradáveis, ouvir músicas estimulantes, acessar redes sociais. Evite também ingerir alimentos pesados, de difícil digestão.


Cultive também o estudo, a leitura e a amplitude de visão em relação ao Yoga em particular e à vida em geral. Atente-se aos materiais disponibilizados por Franciany, assim como sugestões de leituras e documentários. Ah! E não deixe se compartilhar as suas experiências também!

Cultive a atentividade e a observação calma e consciente do corpo, da mente e das emoções ao praticar yoga. Evite exagerar ou colocar sua saúde em risco.


Obrigado. Boas práticas.




239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 – Primeiramente, sentada numa posição com as pernas cruzadas e as costas eretas, faça seu momento de silêncio, refletindo sobre os seus dias, seu propósito, sua jornada. Coloque suas intensões de pr

bottom of page