Tipos de prática de Yoga

Quando você ouve a palavra Yoga, o que vem a sua mente?
Infelizmente para muitos, o Yoga se resume à posturas de alongamento, e até contorcionismos com fotos lindas de pessoas magras, praticando posturas que são impossíveis para a maioria dos mortais. Mas isso nem sempre foi assim…
Nos primeiros textos em que o Yoga apareceu, ele não era ligado à posturas físicas. E quando as posturas físicas apareciam, eram bem simples, e a maioria eram sentadas, com o objetivo de sentar em meditação sem desconforto físico, e assim expandir sua consciência, e ter um estado de União em si mesmo e com o Todo.
Vamos aos tipos...
– Bhakti: O caminho do coração – é um processo de ReUnião com o Divino em forma de oferta de amor e devoção. Inclui práticas como: cerimônias de adoração, canto de mantras e toda a expressão artística do coração.
– Jnana Yoga: o caminho da mente, é um processo que nos lembra e reconhece nossa natureza divina através da discriminação, aplicação do conhecimento correto e o refinamento da mais profunda compreensão. Em Jnana Yoga, nós buscamos a sabedoria que está dentro de cada experiência. Nós nos permitimos confiar profundamente no poder da mente para revelar as maiores qualidades do coração.
– Karma Yoga: Um caminho incondicional de serviço à criação de Deus pela ação física e estilo correto de vida, em nome da alegria e do dharma que é o bem maior.
– Raja Yoga ou Yoga Real: Tem como fundamento que todo o processo de absorção da consciência Divina se dá pelo uso de uma meditação unidirecional como prática central.
– Hatha Yoga: É uma prática que leva à percepção da Unidade usando vários ásanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios) como caminho. Em textos da tradição do Yoga, a palavra “hatha” é compreendida como a união de “ha”, sol e “tha”, lua. Assim, Hatha Yoga recorre à união ou integração de opostos como masculino e feminino, mente e corpo, direito e esquerdo, matéria e espírito, etc.
Hatha literalmente significa “forçar”, assim Hatha Yoga é frequentemente descrita como a disciplina do desejo, ou o Yoga da força de vontade. Porém, Hatha Yoga não força o que é antinatural a alguém, mas sim propõe o uso do poder interno ou da força do amor, ação e conhecimento para criar uma vida de disciplina que contribua para vencer as dualidades e experimentar a Unidade.
– Kundalini Yoga: Kundalini é uma palavra que deriva do sânscrito e significa, “enrolada como uma cobra” ou “aquela que tem a forma de uma serpente”. É a energia do Universo ou chi ou Prana. A prática tem o mesmo caminho que o Hatha Yoga porém foi codificado por pessoas que viviam no mundo e não por retirantes. São usados os ásanas do Hatha Yoga porém com respirações em tempos diferentes e ritmos que estimulem o despertar da energia Kundalini para que possamos experienciar a União.
Nasceram vários estilos ou tipos de Yoga.
Com o passar do tempo a humanidade aliou a sabedoria ancestral aos conhecimentos e estudos contemporâneos e nasceram vários estilos ou tipos de Yoga.
As vezes é até confuso de tantos que existem. Então, lembrem-se que estou resumindo algo muito vasto para te ajudar a entender e a escolher o estilo de Yoga que mais se adequa à sua busca e necessidades.
Já vi muita gente desistir do Yoga só porque pensou que não era flexível, ou magro, ou que precisa parar de pensar. Mas o fato é que tudo isso são mitos e existem muitos estilos de Yoga. Um com certeza vai em direção à sua busca.
Vou falar resumidamente sobre alguns dos principais, pois confesso que eu também não consigo acompanhar a grande variedade de estilos que temos hoje.